Repensar as TIC
na educação
O professor como agente transformador
Fernando Albuquerque Costa (coord.) • Carla Rodriguez • Elisabete Cruz • Sandra Fradão
ÍNDICE
5 Sobre os autores
7 Prefácio — Maria Elizabeth Bianconcini de Almeida
15 Apresentação da obra
23 CAPÍTULO I — Sobre o desafio que as TIC representam
para os professores
35 CAPÍTULO II — Como evoluíram conceitos e práticas?
49 CAPÍTULO III — O que são afinal aprendizagens fundamentais
na área das TIC?
61 CAPÍTULO IV— Como usar as tecnologias digitais nas diferentes
áreas disciplinares?
87 CAPÍTULO V — Que competências devem ter educadores e professores?
103 Conclusão — É grande, mas entusiasmante, o desafio!
109 Apêndice I — O que podem aprender os alunos:
uma perspetiva
desenvolvimentista — Sara Bahia, José Pedro Trindade
133 Apêndice II — Metas TIC (Educação Pré-Escolar, 1.º ciclo, 2.º ciclo e 3.º ciclo)
..