domingo, 31 de maio de 2020

O Universo Online Revele o Universo… com as suas perguntas

O Universo Online
Revele o Universo… com as suas perguntas



Temos encontro marcado em sua casa, porque o Universo cabe dentro dela.

A pensar em si, preparámos uma série de eventos acessíveis através da internet sob o título O Universo Online.

O IA vai continuar a partilhar o Universo através de sessões online com diferentes formatos, como palestras e quizes. Nestas sessões todos estão convidados a colocar perguntas, responder a desafios e participar em jogos.


Revele o Universo… com as suas perguntas

Desta vez a sessão de O Universo Online é toda sua. Descubra mais sobre o Universo colocando as suas próprias perguntas a um painel de cinco investigadores do Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço (IA).

Do Sistema Solar até aos confins do Universo, o Espaço é todo seu nesta sessão. Contamos consigo, com a sua curiosidade, e com tudo o que sempre quis saber e que agora pode perguntar a cinco especialistas em temas tão diversos como os sistemas planetários, as estrelas, as galáxias, os buracos negros, ou os telescópios espaciais.

Com os investigadores do IA Alexandre Cabral, José Afonso, Mário João Monteiro, Nelson Nunes e Nuno Cardoso Santos.

sábado, 30 de maio de 2020

Os desafios do teletrabalho - 29 maio

Tópico           Os desafios do teletrabalho
O canal4 realiza esta conferência digital tendo como tema: Os desafios do teletrabalho, abordando as necessidades, os requisitos e as questões relativas à in"segurança". Este webinar terá como palestrante convidado, o Professor, Sérgio Tenreiro de Magalhães.

29 mai 2020 09:00 PM em Lisboa


Webinar - agora
    inscrição em:



A Escola. Como foi, como está a ser... e como será?
VIII Convenção Nacional da Andaep, Confap e FNE

6 jun 2020 05:30 PM em Lisboa

Webinar - 6 junho - inscrição em:



Os desafios do teletrabalho
Professor português radicado na América; professor universitário de cibersegurança... falou com linguagem muito acessível, palavras simples, sobre temas da política, economia, o sistema de ensino, os equipamentos... na comunicação à distância falou tentando alcançar os mais sabedores/craques e os mais incultos como eu...
P. colocámos questões como a câmara ligada ou não para os alunos? 
R. Os mais velhos, universitários, não precisam... os mais pequeninos, perigoso, não recomendável---; os intermédios, é difícil não ter a câmara ligada, eles querem ver-nos e nós a eles, idade em que necessitam... então temos de ensinar cibersegurança, como falar tendo uma parede em pano de fundo...
P. há negócios de empresas e as escolas estão a adquirir plataformas e mais plataformas... 
R. o ideal era haver uma plataforma única, fácil, funcional cobrindo todas as necessidades das escolas do país...
P. Que plataforma recomenda em alternativa ao Zoom que não considera seguro... R. O google Meet é o que uso... mas também uso o Zoom... tem de se saber usar com segurança... 
Alguém perguntou: devia haver uma disciplina de cidadania e cibersegurança... 
R. não se justifica... seria só para se dizer que se está a ensinar e na prática não se ensinaria nada...
Outras considerações
- o estado devia fornecer os equipamentos aos professores, financiar também para os alunos
- os professores deviam fazer formação em cibersegurança para depois aplicarem e ensinarem os alunos
- a forma como estamos/usamos o o digital é o nosso reflexo
- os alunos a fazerem chacota dos professores no virtual, isso também acontece no real, o professor não deve ter medo...
- nos EUA é do IMI que vem o dinheiro para as escolas, o IMI é talvez 6 vezes o de Portugal; então, boas escolas atraem mais pessoas, logo aparecem mais casas à volta das escolas, logo, mais IMI, mais financiamento para as escolas, assim os professores têm bons financiamentos para equipamentos e trabalho seguro... 








sexta-feira, 29 de maio de 2020

Práticas de Avaliação na Aprendizagem Online



Práticas de Avaliação na Aprendizagem Online    




Quizizz - Tutorial

Quizizz - Tutorial

Quizizz - Tutorial


Plataformas Digitais na gestão educacional dos agrupamentos de escolas

http://www.ie.ulisboa.pt/projetos/plataformas-digitais-gestao-educacional-agrupamentos-de-escolas

Plataformas Digitais na gestão educacional dos agrupamentos de escolas



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RESUMO

A organização das escolas por Agrupamentos tem sido justificada em argumentos de reforço da autonomia, de quebra de isolamento entre escolas e de realização de projetos educativos (PE) articulados entre os diversos níveis de ensino e em que participem a comunidade. Apesar disso, alguns estudos (AL_CL_PF2010; SM_TL2015) têm dado conta de posições de desagrado em relação a esta organização escolar, assentes em ideias de perda de autonomia, dependência da escola sede e dificuldades de trabalho conjunto, pelo distanciamento geográfico das escolas.

A par desta medida, e por influência da Cimeira de Lisboa (2000) e do Plano Tecnológico da Educação (2007), as TIC passaram a constituir uma área de referência nas diretivas educacionais (Comissão Europeia, 2011; OCDE 2015) e a integrar o dia-a-dia dos Agrupamentos de Escolas (AE) (AS_BS2008; AM_et al2012). Neles, as plataformas digitais (PD) (email, moodle, internet etc.) tornaram-se um recurso para a comunicação dos AE sobre o qual não existe um conhecimento informado, o que justifica a relevância do projeto DigP-SEM. Este tem como meta produzir recomendações sobre o modo como as PD podem contribuir para uma gestão educacional dos AE com efeitos numa sequencialidade curricular e num Projeto Educativo (PE) coletivamente participado, que corporize princípios de uma ? cidade educadora? (Declaração de Barcelona, 1990) e inclusiva.

Orientado por esta meta, o projeto organiza-se em torno dos objetivos: 1) Identificar e caracterizar modos e finalidades com que são utilizadas as PD nos AE; 2) Mapear efeitos das PD que têm sido gerados na dinâmica de funcionamento do AE; 3) Produzir e validar um guião de procedimentos para o uso das PD nos AE.
Este projeto será acompanhado de uma monitorização e avaliação que assegurem a pertinência do conhecimento produzido. Esse conhecimento, para além de ser partilhado com os AE que vierem a integrar o estudo, será divulgado em eventos científicos, nacionais e internacionais, para que possa fornecer pistas para outros contextos.

Porque se pretende a construção de uma ?radiografia? sobre esta realidade à escala nacional, o projeto integra investigadores de 6 universidades (U. Porto; UTAD; U. Coimbra; IE-ULisboa; U. Évora; U. Algarve) com ampla e reconhecida experiência de investigação nos campos da educação escolar, da avaliação, das metodologias de investigação e da utilização das PD. A experiência diversificada da equipa traz um potencial de inovação ao DigP- SEM, nomeadamente para a construção do guião de procedimentos para a utilização das PD nos AE. O projeto contribuirá, pois, para a melhoria da gestão educacional dos AE.»


http://www.ie.ulisboa.pt/projetos/plataformas-digitais-gestao-educacional-agrupamentos-de-escolas




quinta-feira, 27 de fevereiro de 2020

Análise SWOT


Starbucks SWOT Analysis



Análise SWOT ou Análise FOFA (Forças, Oportunidades, Fraquezas e Ameaças em português) é uma técnica de planejamento estratégico utilizada para auxiliar pessoas ou organizações a identificar forças, fraquezas, oportunidades, e ameaças relacionadas à competição em negócios ou planejamento de projetos[1]. Destina-se a especificar os objetivos de riscos do negócio ou projeto, e identificar os fatores internos e externos que são favoráveis e desfavoráveis para alcançar esses objetivos. Usuários da análise SWOT frequentemente perguntam e respondem questões para gerar informações significativas para cada categoria, de maneira a tornar a ferramenta útil e identificar sua vantagem competitiva. SWOT tem sido descrita como uma ferramenta de tentativa-e-erro de planejamento estratégico [2], mas também tem sido criticada por suas limitações (ver Limitações).
A análise SWOT é uma ferramenta utilizada para realizar análise de cenários (ou ambientes), como base para gestão e planejamento estratégico de uma corporação ou empresa; devido a sua simplicidade, também pode ser utilizada para qualquer tipo de análise de cenário, desde a criação de um blog à gestão de uma multinacional. Ela veio da escola de Design e é simples e informal.
A Análise SWOT é um sistema simples para posicionar ou verificar a posição estratégica da empresa no ambiente em questão. A técnica é creditada a Albert Humphrey, que foi líder de pesquisa na Universidade de Stanford nas décadas de 1960 e 1970, usando dados da revista Fortune das 500 maiores corporações.
O termo SWOT é uma sigla oriunda do idioma inglês, e é um acrônimo de Forças (Strengths), Fraquezas (Weaknesses), Oportunidades (Opportunities) e Ameaças (Threats).
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quarta-feira, 22 de janeiro de 2020

A Strategy for Boosting Student Engagement in Math

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Edutopia
JANUARY 22, 2020
Ways to foster gratitude, kindness, and more
Credit: Trinet Uzun / Alamy Stock Photo

Promoting Prosocial Behaviors in the Classroom

According to research, nurturing prosocial behaviors may improve academic outcomes—both classroom grades and test scores.


Tips for using popular edtech to boost language acquisition
Credit: id-work / undefined undefined / iStock

6 Top Tech Tools for World Language Classes

See how to adapt popular apps to get students speaking, listening, reading, and writing in the target language.


What preschool looks like today
Credit: ©Nora Fleming

'Not Just Tummy Time': A Preschool Professionalizes ECE

Part of a national network of preschools, Educare New Orleans uses a holistic approach to teaching and learning to ensure that every child is ready for kindergarten.


Teaching students how to attain their goals
Credit: Django / iStock

A Framework for Student Goal-Setting

When middle and high school students set short- and long-term goals, they can see a path to the success they hope for.


A way to get more students talking in math
Credit: Ashley Davis Taplin

A Strategy for Boosting Student Engagement in Math

A four-step approach to group work can get students talking and boost their mathematical and metacognitive thinking.


sábado, 18 de janeiro de 2020

Colóquio: Centenário de Bernardo Santareno

Colóquio: Centenário de Bernardo Santareno


Saiba mais: https://gulbenkian.pt/agenda/centenar... Em 2020 celebra-se o Centenário do Dramaturgo Bernardo Santareno, considerado por alguma Crítica como “o maior Dramaturgo português do século XX”, embora muito esquecido ou ignorado pelas novas gerações. Este Colóquio constitui o evento de abertura das Comemorações do Centenário, que ao longo de todo o ano de 2020, incluirá atividades de vária ordem organizadas por entidades parceiras, quer sejam Teatros, Câmaras Municipais, Fundações, Revistas Literárias, etc. Com curadoria de Fernanda Lapa, Diretora da “Escola de Mulheres – Oficina de Teatro” o Colóquio reúne personalidades do meio académico e teatral que irão falar da personalidade e da obra de Santareno e, numa pequena exposição, serão apresentados documentos e curiosidades ligados ao Autor.




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quarta-feira, 15 de janeiro de 2020

EDUTOPIA

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Edutopia
JANUARY 15, 2020
Reading logs can discourage reading.
Credit: George Lucas Educational Foundation

3 Alternatives to Reading Logs

Teacher-tested ideas to keep reading homework from feeling like a chore.


This exercise also helps teachers with planning.
Credit: Marmaduke St. John / Alamy Stock Photo

How to Lead Students to Engage in Higher Order Thinking

Asking students a series of essential questions at the start of a course signals that deep engagement is a requirement.


Curiosity's role in nurturing critical thinking
Credit: Ben Giles

Want Mastery? Let Students Find Their Own Way

Prominent scholars say that to drive deeper learning, students need to become accustomed to confusion—and develop the persistence to find their own answers.


Tips for getting everyone on the same page
Credit: Michael Morgenstern / theiSpot

Key Strategies for Reducing Friction Over Student Discipline

Principals and teachers must work hard at alignment when it comes to the difficult—and evolving—question of student discipline.


A simple pre- and post-lesson assessment
Credit: Bob Daemmrich / Alamy Stock Photo

Helping Students Track Their Learning

A strategy that uses Google Forms and Sheets can guide students to accurately assess what they learn in the course of a unit.


domingo, 22 de dezembro de 2019

Livros

Em final de ano, contam-se as vendas e reconhece-se o mérito. Ou porque são best-sellers ou porque fazem parte dos rankings elaborados por editoras, meios de comunicação prestigiados ou consultoras, os melhores livros de não ficção enchem as prateleiras virtuais ou físicas, e é sempre difícil optar por um em detrimento do outro. Fomos à procura de “repetentes” nessas mesmas listas e entreabrimos páginas que nos falam da “era do capitalismo da vigilância”, de “nove mentiras” da gestão, das 21 cartas que Charles Handy deixa aos seus netos, do poder da empatia num mundo fracturado e da tensão existente entre Estado, mercados e comunidades. A escolha agora é sua.
POR HELENA OLIVEIRA

The Age of Surveillance Capitalism: The Fight for a Human Future at the New Frontier of Power

Shoshana Zuboff

Com um grande poder vem uma grande responsabilidade. O ditado é antigo, mas ganha uma relevância particular na era digital, onde os pensamentos, desejos e esperanças das pessoas podem ser gravados e analisados por gigantes da tecnologia que, na generalidade dos casos, operam livres de qualquer supervisão democrática. Nesta situação, quem tem acesso à informação pessoal dos indivíduos e que instituições têm a autoridade para decidir relativamente à mesma? E quem decide que instituições têm essa mesma autoridade?

Estas são algumas das questões que a professora de Harvard, Shoshana Zuboff, tenta abordar no seu mais recente livro, no qual apresenta ao leitor um novo modelo económico – o “capitalismo da vigilância”, o qual, teme, poderá ter consequências graves para os direitos futuros dos indivíduo e para a sua privacidade pessoal. Mas o que é este “capitalismo da vigilância”? No seu centro encontra-se a recolha constante de “excedentes comportamentais” por parte das grandes empresas tecnológicas, os quais se traduzem nos dados em excesso armazenados pelas pesquisas online e pelo histórico de browsing. Quando os utilizadores de internet indicam um “like” numa publicação, quando fazem uma compra ou descarregam uma aplicação, quando ouvem música, vêem um filme – toda esta informação é, como sabemos, gravada. E, seguidamente, estes dados são analisados para padrões preditivos, os quais são depois associados a anúncios publicitários, com produtos e serviços a serem dirigidos aos utilizadores. Por seu turno, as empresas de tecnologia alargam rapidamente a sua esfera de acção, encontrando outras formas de adquirirem cada vez mais dados. E, mascarados de personalização de produtos, as casas inteligentes, os telefones inteligentes, os relógios inteligentes e os carros inteligentes são igualmente usados para extrair mais informação comportamental acerca dos seus utilizadores.

Para a autora, este novo capitalismo “insulta a dignidade humana”, e é “uma forma de tirania que se alimenta das pessoas”, manipulando-as e/ou controlando-as, consistindo numa arquitectura global de modificação de comportamento que “ameaça a natureza humana no século XXI tal como o capitalismo industrial desfigurou o mundo natural no século XX”.

Zuboff analisa as consequências dos avanços do capitalismo da vigilância provenientes de Siicon Valley em todos os sectores económicos, com vastas quantias de riqueza e poder a serem acumuladas em novos “mercados comportamentais futuros”, onde as previsões sobre o nosso comportamento são compradas e vendidas e onde a produção de bens e serviços é subordinada a novos “meios de modificação comportamental”.

E com pouca resistência por parte da lei e da sociedade, a autora acredita que o capitalismo da vigilância está em vias de dominar a ordem social e moldar o futuro digital. Se nada for feito para o deter. Uma leitura actual e que nos ajuda a reflectir seriamente sobre o mundo digital em que vivemos.

Nine Lies about Work: A Freethinking Leader’s Guide to the Real World

Marcus Buckingham & Ashley Goodall 

Acredita que as pessoas se importam com a empresa para a qual trabalham? Está convencido que a equipa que lidera precisa de feedback? Pensa que as pessoas têm potencial? O equilíbrio entre vida pessoal e profissional é o que mais conta? Se respondeu afirmativamente a alguma destas questões é porque acredita nas verdades “absolutas” do mundo do trabalho. Verdades estas que cresceram e se transformaram num lugar-comum. Mas que são falsas, pelo menos de acordo com o autores deste livro.

Como escreve a strategy+ business, Nine Lies Abut Work é um livro que engana. No início, parece uma espécie de guia da contradição de alguns dos truísmos da gestão. Mas acaba por ser algo ainda mais subversivo, transformando-se num ataque escondido à disciplina da gestão no seu todo. E, “à medida que se vai avançando nas suas páginas, percebemos que estas ‘nove mentiras’ surgiram porque cada uma delas satisfaz a necessidade de controlo da organização”, afirmam os autores Marcus Buckingham, responsável de Pessoas e Performance no ADP Research Institute, e Ashley Goodall, vice-presidente de liderança e inteligência de equipas da Cisco.

Os autores expõem a desconexão existente entre as formas de trabalho que consideramos funcionarem melhor e aquelas que nos são impostas pelas empresas, examinando as práticas que as organizações utilizam para exercer controlo e impor a uniformidade. Práticas estas que, a seu ver, se tornaram comummente aceites como válidas, mas que acabam por falhar no que respeita a maior produtividade ou ao aumento da motivação dos trabalhadores.

Através de histórias envolventes e de análises incisivas, os autores revelam que existem verdades essenciais da liderança eficaz, as quais são imediatamente reconhecidas pelos líderes do “pensamento livre”. Por exemplo, que é a força e a coesão das equipas que mais interessa, e não a cultura da empresa; que nos devemos concentrar menos no planeamento do “topo para as bases” e mais em oferecer às nossas pessoas informação de confiança e em tempo real; que em vez de tentarmos alinhar os objectivos das pessoas com os da organização, devemos sim alinhar o seu sentimento de propósito e significado ou que as pessoas não querem feedback constante, mas sim atenção relevante.

Por cada “mentira aceite”, os autores contrapõem com uma outra “verdade”, oferecendo uma nova visão da gestão que é significativamente diferente da que é praticada na maioria das organizações. A obra de Buckingham e de Goodall figura em várias listas dos melhores livros de 2019 para a categoria de gestão.

21 Letters on Life and Its Challenges

Charles Handy

O formato familiar de se deixar cartas às futuras gerações – neste caso endereçadas aos seus netos – consiste no veículo perfeito para o filósofo social e especialista em gestão, Charles Handy, e do alto dos seus 87 anos, transmitir o seu testemunho e conhecimento de uma vida a analisar o mundo em mudança. Nesse percurso em que testemunhou a forma como a tecnologia transformou tantas vidas mediante vias imprevisíveis, concentra-se também numa questão que nunca muda: o que significa ser humano.

Handy continua a ser um dos gigantes do pensamento contemporâneo. Os seus livros sobre gestão – em particular Understanding Organizations e Gods of Management – alteraram radicalmente a forma como vemos os negócios, ao mesmo tempo que o seu trabalho sobre questões e tendências mais alargadas – tal como Beyond Certainty The Second Curve, mudaram também a nossa percepção relativamente à sociedade e que vivemos.

No seu novo livro, Handy olha para o futuro e apresenta-nos os desafios e as oportunidades enfrentadas pelas próximas gerações. Como irão as pessoas lidar com a mudança num mundo onde as velhas certezas já não se aplicam? Que objectivos devem os mais jovens estabelecer para si próprios? Como irão encontrar propósito e realização para as suas vidas?

No estilo de escrita que lhe é muito próprio, Handy continua a mostrar-se desanimado com as organizações impessoais e preocupado com os riscos tecnológicos vindouros. E o seu desalento é ainda maior face à “fusão” da gestão (a qual, acredita, deve estar reservada às “coisas”) com a liderança (das pessoas), sentindo-se igualmente inquieto com as “distorções e abusos” do sistema capitalista baseado nas “corridas de cavalos” no que respeita a clientes e recursos. Analisando também o mundo do trabalho, explica por que motivo “gestão” é um termo ilusório e por que razão as grandes empresas não estão preparadas para atrair e reter a próxima geração de talento a não ser que compreendam que as pessoas não são, simplesmente, recursos humanos.

Todavia, é erróneo apelidar esta obra como um livro de gestão. Apesar de conter um conjunto alargado de conselhos práticos, é muito mais pessoal e filosófico do que as memórias que escreveu em 2006. E está também escrito em tom de optimismo. Como escreve, a felicidade – e no sentido aristotélico da auto-realização – é “ter algo em que trabalhar, alguma coisa por que esperar e alguém para amar”. E é esta mensagem que deseja transmitir aos seus netos, exortando-os a procurar a “semente dourada” do potencial que toda a gente possui.

The War for Kindness: Building Empathy in a Fractured World 

Jamil Zaki

O director do Stanford Social Neuroscience Laboratory, Jamil Zaki, está convicto que a empatia humana e a bondade são competências que se podem desenvolver. O que se assume como uma boa notícia numa sociedade em que todas as evidências apontam para uma acelerada diminuição da empatia, onde o isolamento e o “tribalismo” imperam. Esforçamo-nos (ou não) para compreendermos as pessoas que não são como nós, mas os sentimentos de ódio são fáceis de ocorrer. Com base em décadas de pesquisa clínica, em conjunto com experiências várias conduzidas no seu próprio laboratório, Jamil Zaki tenta descortinar as forças que têm impacto na nossa condição moderna. “As notícias não são boas”, escreve, acrescentando que a empatia tem vindo a decrescer continuamente, em particular ao longo do século XXI, com dados que comprovam que uma pessoa “média” em 2009 era menos empática do que 75% das pessoas em 1979.

O livro inclui, contudo, um conjunto de exemplos de indivíduos e grupos que têm vindo a inverter esta tendência. É o caso de um supremacista branco que, depois de ser pai, encontrou um novo sentido para a sua vida, o que lhe permitiu inverter os seus instintos negativos e até por vezes violentos. Em conjunto com um grupo de pessoas com ideias similares à sua, formou uma associação sem fins lucrativos denominada “Life After Hate” [Vida depois do Ódio], a qual tem como objectivo “trabalhar para retirar as pessoas do lugar negro que outrora habitavam”. De forma similar, um programa conduzido em prisões, e que se chama “Changing Lives Through Literature” [Mudar vidas através da literatura] ajuda os reclusos a tornarem-se mais empáticos através da leitura de romances cujas personagens principais tiveram que passar por momentos difíceis, tendo-os superado, os quais são seguidamente discutidos com o juiz que os sentenciou. Outros exemplos incluem a mudança de cultura por parte de agentes policiais em Washington para que exista uma diminuição da violência nas suas fileiras ou a formação de enfermeiras no sentido de aperfeiçoarem a sua empatia para que não sucumbam a situações de burnout. O livro inclui igualmente uma análise dos avanços tecnológicos, sublinhando as muitas oportunidades nas quais a tecnologia pode servir para melhorar os níveis de empatia. “The War for Kindnes” é uma inspiradora chamada à acção, sendo que o futuro da “saúde” da sociedade em muito poderá depender da aceitação deste desafio.

The Third Pillar: How Markets and the State Leave the Community Behind

Raghuram Rajan

Escrito pelo reconhecido professor da Universidade de Chicago, antigo economista-chefe do FMI e responsável até há pouco tempo pelo Banco Central da Índia, este livro consiste numa reflexão sobre o estado actual do mundo em que vivemos através da tríade composta pelos mercados, pelo Estado e pela comunidade A tese de Rajan é a de que os dois primeiros surgiram precocemente, muitas vezes em colisão, deixando o terceiro para trás. E, de forma interessante, os dois primeiros emergiram exactamente da comunidade, apesar de, agora, a dominarem.

O “terceiro pilar” do título é, assim, a comunidade na qual vivemos. Os economistas geralmente percepcionam a sua área de influência como a relação existente entre os mercados e o Estado, deixando as questões sociais para os outros. O que não só é uma miopia, afirma Rajan, como também um perigo. Toda a economia é socioeconomia, defende, na medida em que todos os mercados estão incorporados numa teia de relações humanas, valores e normas.

O livro é, na verdade, uma análise da reacção populista contra a globalização. E com uma fórmula para restaurar o equilíbrio entre o mercado, o Estado e a comunidade, sublinhando a ideia de que a comunidade e a sociedade civil têm de voltar a fazer parte do relacionamento com o primeiro. As comunidades locais, declara, constituem o antídoto certo para o descontentamento populista a que assistimos em vários locais do mundo na actualidade. E se olharmos para as mudanças de atitude face ao capitalismo, elas foram despoletadas – sendo daí que provém o populismo – por uma ausência de confiança nos negócios em particular. E esta tem continuado desde a crise financeira de 2008 e tem sido alimentada pelas preocupações relativa às alterações climáticas, pelas mudanças demográficas – e com os jovens particularmente zangados devido a questões não resolvidas – e pela tecnologia.

O livro oferece um enquadramento alargado para a compreensão de como estas três forças – Estado, mercados e comunidades – interagem, por que motivo teve lugar esta desagregação e como é possível encontrar um caminho de volta a um plano mais seguro e estável.

quarta-feira, 18 de dezembro de 2019

The Powerful Effects of Drawing on Learning

The Powerful Effects of Drawing on Learning




THE RESEARCH IS IN

The Science of Drawing and Memory

Want students to remember something? Ask them to draw it.
March 14, 2019
Vi Hart sketchnoting in her math notebook
©Vi Hart
It’s long been known that drawing something helps a person remember it. A new study shows that drawing is superior to activities such as reading or writing because it forces the person to process information in multiple ways: visually, kinesthetically, and semantically. Across a series of experiments, researchers found drawing information to be a powerful way to boost memory, increasing recall by nearly double.
Myra Fernandes, Jeffrey Wammes, and Melissa Meade are experts in the science of memory—how people encode, retain, and recall information. At the University of Waterloo, they conducted experiments to better understand how activities such as writing, looking at pictures, listening to lectures, drawing, and visualizing images affect a student’s ability to remember information.
In an early experiment, they asked undergraduate students to study lists of common terms—words like truck and pear—and then either write down or illustrate those words. Shortly afterward, participants recalled 20 percent of words they had written down, but more than twice as many—45 percent—of the terms they had drawn. This experiment helped to establish the benefits of drawing.
In a follow-up experiment, the researchers compared two methods of note-taking—writing words by hand versus drawing concepts—and found drawing to be “an effective and reliable encoding strategy, far superior to writing.” The researchers found that when the undergraduates visually represented science concepts like isotope and spore, their recall was nearly twice as good as when they wrote down definitions supplied by the lecturer.
Importantly, the benefits of drawing were not dependent on the students’ level of artistic talent, suggesting that this strategy may work for all students, not just ones who are able to draw well.
Across a total of eight experiments, the researchers confirmed drawing to be a “reliable, replicable means of boosting performance”—it provided a significant boost to students’ ability to remember what they were learning.
Why is drawing such a powerful memory tool? The researchers explain that it “requires elaboration on the meaning of the term and translating the definition to a new form (a picture).” Unlike listening to a lecture or viewing an image—activities in which students passively absorb information—drawing is active. It forces students to grapple with what they’re learning and reconstruct it in a way that makes sense to them.
The researchers also suggest that drawing results in better recall because of how the information is encoded in memory. When a student draws a concept, they “must elaborate on its meaning and semantic features, engage in the actual hand movements needed for drawing (motor action), and visually inspect [the] created picture (pictorial processing).”
At a neural level, the strength of a memory depends largely on how many connections are made to other memories. An isolated piece of information—such as a trivial fact—is soon forgotten in the brain’s constant effort to prune away unused knowledge. The opposite, however, is also true: The more synaptic connections a memory has, the more it resists eventually being forgotten.
So when we draw, we encode the memory in a very rich way, layering together the visual memory of the image, the kinesthetic memory of our hand drawing the image, and the semantic memory that is invoked when we engage in meaning-making. In combination, this greatly increases the likelihood that the concept being drawn will later be recalled.

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THIS IS NOT ABOUT LEARNING STYLES

It would be a mistake to think that drawing is beneficial because it taps into a particular learning style. Research has debunked the idea that students learn best when teachers try to match instruction to a single modality.
Instead, what’s happening is that drawing taps into multiple modalities—visual, kinesthetic, and semantic—which is superior to tapping into only one. When students draw something, they process it in three different ways, in effect learning it three times over.

IN THE CLASSROOM

There are several ways that teachers can incorporate drawing to enrich learning.
  • Student-created learning aids: Instead of buying or printing posters that reinforce learning—maps, anchor charts, or diagrams—have students create them.
  • Interactive notebooks: Don’t let students take notes verbatim—push them to be creative. One side of their notebooks can be used for written notes, the other for drawings, diagrams, and charts.
  • Data visualization: Asking students to collect, analyze, and present data in visual form can deepen their understanding of a topic. Examples include visualizing concepts in mathanalyzing classical literature, and exploring fractals.
  • Bookmaking: Blending academics and art, students at Symonds Elementary create their own books to visually represent topics in subjects ranging from science to English language arts. Students can also create comics books to tell stories or describe events.
  • Assessing learning through art: Jill Fletcher, a middle school teacher in Hawaii, uses “one-pagers” to challenge students to show their understanding about a topic through art, making it less about finding the “single correct answer” and more about crafting a response they can stand behind. And students at Normal Park Museum Magnet School create travel journals as a visible record of their learning.
The takeaway: Encourage students to draw. Doing so is a powerful tool to boost student learning because it improves recall by challenging students to explore an idea in different ways.

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AULA ABERTA: Aprendizagem imersiva com a Realidade Virtual e Aumentada: Ferramentas e práticas

Caro (a) Participante Bom dia Já está disponível o VÍDEO e o PDF da AULA ABERTA : Aprendizagem imersiva com a Realidade Virtual e Aumentada:...