domingo, 18 de outubro de 2020

Visão Verde Fest 2020

 


Visão Verde Fest 2020



https://www.lisboa.pt/agenda/o-que-fazer/detalhe/1354/visao-verde-fest-2020/date/2020/10/24

Stefano Mancuso é o maior especialista do mundo em neurobiologia vegetal e mostra-nos um maravilhoso mundo novo até agora desconhecido

Éum comunicador nato e um dos maiores especialistas do mundo em neurobiologia vegetal. Ouvi-lo contar histórias surpreendentes sobre plantas, que desfazem algumas das muitas nossas ideias feitas, é um verdadeiro deleite. Vai poder fazê-lo no VISÃO FEST Verde, na sessão de abertura de dia 24 de outubro, pela manhã.

Stefano Mancuso, professor associado da Universidade de Florença, considerado pela New Yorker como um dos “world changers” da década, vencedor do Prémio Galileu 2018 e o autor de best-sellers internacionais, é um dos oradores especiais neste evento, através de uma intervenção digital.

VISÃO FEST VERDE

Depois do sucesso do VISÃO FEST em 2018, a VISÃO vai novamente organizar uma grande conferência de dois dias, desta vez dedicada exclusivamente ao tema da sustentabilidade e do ambiente.

A VISÃO junta-se assim à programação oficial da Lisboa Capital Verde Europeia 2020, para uma partilha de visões, ideias, debates, performances, humor e talento – dois dias para pensar o País e o futuro, a sustentabilidade e a justiça social, o ambiente e o planeta.

O VISÃO FEST VERDE 2020 vai decorrer na Estufa Fria, nos dias 24 e 25 de outubro, e pelo palco passarão mais de três dezenas de pensadores, investigadores, cientistas, ativistas e governantes.

Confirmados estão já Ricardo Araújo Pereira, Miguel Araújo, Capicua, Elisa Ferreira, António Costa Silva, Graça Freitas, António Bagão Félix, Dulce Maria Cardoso, Mia Couto, Elvira Fortunato, José Eduardo Agualusa, José Sá Fernandes, António Zambujo, João Pedro Matos Fernandes, José Eduardo Martins, José Manuel Pureza, Nuno Markl, Diogo Faro, Joana Barrios, Eunice Maia, Joana Guerra Tadeu, Emanuel Gonçalves, Clara Sousa Silva, Pedro Matos Soares, José Xavier, Nuno Ferrand, Nuno Sá e Joel Santos. E ainda os estrangeiros David Wallace-Wells e Stefano Mancuso.

É preciso ter VISÃO, pense VERDE!

Saiba mais sobre o VISÃO FEST VERDE aqui.

Como assistir e quais as medidas de segurança.


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Uma farmácia no Jardim – percursos entre plantas e medicamentos

 https://gulbenkian.pt/agenda/uma-farmacia-no-jardim/

Uma farmácia no Jardim – percursos entre plantas e medicamentos

Visita orientada


https://www.facebook.com/jardinsabertos/videos/634100740616233


Sabia que em quase todos os jardins, tal como na paisagem, podemos encontrar plantas medicinais? Na verdade, muitos dos medicamentos são feitos à base de plantas, e as plantas medicinais estão praticamente em todo o lado. Na companhia da autora Fernanda Botelho, vamos conhecer alguns fármacos fitoterápicos feitos com gingko, oliveira, pilriteiro, eucalipto… Vamos descobrir que, só no Jardim Gulbenkian, há plantas com efeitos sedativos, anti-inflamatórios, diuréticos, antibacterianos, calmantes, reguladores… enfim, uma farmácia viva!

Conceção e orientação
Fernanda Botelho

DATAS

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https://malvasilvestre.blogspot.com/

http://cantinhodasaromaticas.blogspot.com/

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https://institutokairos.net/wp-content/uploads/2017/08/Cartilha-Guia-Pr%C3%A1tico-de-PANC-Plantas-Alimenticias-Nao-Convencionais.pdf


https://www.ucs.br/site/midia/arquivos/ebook-plantas-alimenticias.pdf


https://issuu.com/karolinecastro3/docs/cat__logo_de_pancs_manaus_oficial




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Trinta árvores LIVRO

em discurso directo

de António Bagão Félix




SINOPSE

Este livro é um preito singelo de quem vê nas árvores um código universal de respeito pela vida e nelas encontra civilidade, paz, ágape, sensualidade. Escolhi trinta delas e convidei-as, com a minha ajuda, a apresentarem-se ao leitor.

Com alforria, sem constrangimentos, cada uma delas descreve-se na forma, na essência e nas circunstâncias. E revela-se nas envolventes respeitantes à sua família botânica, mas igualmente em pinceladas da sua relação com a cultura popular, a arte nas suas diferentes expressões, a poesia e a literatura, as religiões e as tradições, a toponímia e a onomástica, a história e outras abordagens. Porque, afinal, a vida é tudo isto, mesmo para uma árvore.



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Raízes de Vida LIVRO

Valores, atitudes e memórias que nos sustentam. Respostas da natureza às inquietações do homem (2ª Edição)

de António Bagão Félix e Ana Paula Figueira 


SINOPSE

Para esta viagem, Bagão Félix escolheu um caminho, não o das pedras, mas o da botânica, fazendo a ponte entre a cidade dos homens e a aldeia do campo, entre nós e a natureza, entre as palavras e as plantas. Raízes de Vida é um livro sobre os valores que nos vinculam, as atitudes que nos sustentam, os sentimentos que nos envolvem, os gestos que nos elevam e as memórias que nos unem. Nele encontramos um regresso à simplicidade das coisas e à harmonia do mundo natural, um contraponto reflexivo ao ritmo frenético dos tempos atuais.

Ao longo de seis capítulos que foram buscar os seus nomes à anatomia de uma árvore, encontramos reflexões sobre a vida e os homens.
Uma obra que nos faz refletir sobre a essência da vida e o nosso mundo, deixando ao leitor a liberdade para fazer a sua própria interpretação.






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domingo, 31 de maio de 2020

O Universo Online Revele o Universo… com as suas perguntas

O Universo Online
Revele o Universo… com as suas perguntas



Temos encontro marcado em sua casa, porque o Universo cabe dentro dela.

A pensar em si, preparámos uma série de eventos acessíveis através da internet sob o título O Universo Online.

O IA vai continuar a partilhar o Universo através de sessões online com diferentes formatos, como palestras e quizes. Nestas sessões todos estão convidados a colocar perguntas, responder a desafios e participar em jogos.


Revele o Universo… com as suas perguntas

Desta vez a sessão de O Universo Online é toda sua. Descubra mais sobre o Universo colocando as suas próprias perguntas a um painel de cinco investigadores do Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço (IA).

Do Sistema Solar até aos confins do Universo, o Espaço é todo seu nesta sessão. Contamos consigo, com a sua curiosidade, e com tudo o que sempre quis saber e que agora pode perguntar a cinco especialistas em temas tão diversos como os sistemas planetários, as estrelas, as galáxias, os buracos negros, ou os telescópios espaciais.

Com os investigadores do IA Alexandre Cabral, José Afonso, Mário João Monteiro, Nelson Nunes e Nuno Cardoso Santos.

sábado, 30 de maio de 2020

Os desafios do teletrabalho - 29 maio

Tópico           Os desafios do teletrabalho
O canal4 realiza esta conferência digital tendo como tema: Os desafios do teletrabalho, abordando as necessidades, os requisitos e as questões relativas à in"segurança". Este webinar terá como palestrante convidado, o Professor, Sérgio Tenreiro de Magalhães.

29 mai 2020 09:00 PM em Lisboa


Webinar - agora
    inscrição em:



A Escola. Como foi, como está a ser... e como será?
VIII Convenção Nacional da Andaep, Confap e FNE

6 jun 2020 05:30 PM em Lisboa

Webinar - 6 junho - inscrição em:



Os desafios do teletrabalho
Professor português radicado na América; professor universitário de cibersegurança... falou com linguagem muito acessível, palavras simples, sobre temas da política, economia, o sistema de ensino, os equipamentos... na comunicação à distância falou tentando alcançar os mais sabedores/craques e os mais incultos como eu...
P. colocámos questões como a câmara ligada ou não para os alunos? 
R. Os mais velhos, universitários, não precisam... os mais pequeninos, perigoso, não recomendável---; os intermédios, é difícil não ter a câmara ligada, eles querem ver-nos e nós a eles, idade em que necessitam... então temos de ensinar cibersegurança, como falar tendo uma parede em pano de fundo...
P. há negócios de empresas e as escolas estão a adquirir plataformas e mais plataformas... 
R. o ideal era haver uma plataforma única, fácil, funcional cobrindo todas as necessidades das escolas do país...
P. Que plataforma recomenda em alternativa ao Zoom que não considera seguro... R. O google Meet é o que uso... mas também uso o Zoom... tem de se saber usar com segurança... 
Alguém perguntou: devia haver uma disciplina de cidadania e cibersegurança... 
R. não se justifica... seria só para se dizer que se está a ensinar e na prática não se ensinaria nada...
Outras considerações
- o estado devia fornecer os equipamentos aos professores, financiar também para os alunos
- os professores deviam fazer formação em cibersegurança para depois aplicarem e ensinarem os alunos
- a forma como estamos/usamos o o digital é o nosso reflexo
- os alunos a fazerem chacota dos professores no virtual, isso também acontece no real, o professor não deve ter medo...
- nos EUA é do IMI que vem o dinheiro para as escolas, o IMI é talvez 6 vezes o de Portugal; então, boas escolas atraem mais pessoas, logo aparecem mais casas à volta das escolas, logo, mais IMI, mais financiamento para as escolas, assim os professores têm bons financiamentos para equipamentos e trabalho seguro... 








sexta-feira, 29 de maio de 2020

Práticas de Avaliação na Aprendizagem Online



Práticas de Avaliação na Aprendizagem Online    




Quizizz - Tutorial

Quizizz - Tutorial

Quizizz - Tutorial


Plataformas Digitais na gestão educacional dos agrupamentos de escolas

http://www.ie.ulisboa.pt/projetos/plataformas-digitais-gestao-educacional-agrupamentos-de-escolas

Plataformas Digitais na gestão educacional dos agrupamentos de escolas



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RESUMO

A organização das escolas por Agrupamentos tem sido justificada em argumentos de reforço da autonomia, de quebra de isolamento entre escolas e de realização de projetos educativos (PE) articulados entre os diversos níveis de ensino e em que participem a comunidade. Apesar disso, alguns estudos (AL_CL_PF2010; SM_TL2015) têm dado conta de posições de desagrado em relação a esta organização escolar, assentes em ideias de perda de autonomia, dependência da escola sede e dificuldades de trabalho conjunto, pelo distanciamento geográfico das escolas.

A par desta medida, e por influência da Cimeira de Lisboa (2000) e do Plano Tecnológico da Educação (2007), as TIC passaram a constituir uma área de referência nas diretivas educacionais (Comissão Europeia, 2011; OCDE 2015) e a integrar o dia-a-dia dos Agrupamentos de Escolas (AE) (AS_BS2008; AM_et al2012). Neles, as plataformas digitais (PD) (email, moodle, internet etc.) tornaram-se um recurso para a comunicação dos AE sobre o qual não existe um conhecimento informado, o que justifica a relevância do projeto DigP-SEM. Este tem como meta produzir recomendações sobre o modo como as PD podem contribuir para uma gestão educacional dos AE com efeitos numa sequencialidade curricular e num Projeto Educativo (PE) coletivamente participado, que corporize princípios de uma ? cidade educadora? (Declaração de Barcelona, 1990) e inclusiva.

Orientado por esta meta, o projeto organiza-se em torno dos objetivos: 1) Identificar e caracterizar modos e finalidades com que são utilizadas as PD nos AE; 2) Mapear efeitos das PD que têm sido gerados na dinâmica de funcionamento do AE; 3) Produzir e validar um guião de procedimentos para o uso das PD nos AE.
Este projeto será acompanhado de uma monitorização e avaliação que assegurem a pertinência do conhecimento produzido. Esse conhecimento, para além de ser partilhado com os AE que vierem a integrar o estudo, será divulgado em eventos científicos, nacionais e internacionais, para que possa fornecer pistas para outros contextos.

Porque se pretende a construção de uma ?radiografia? sobre esta realidade à escala nacional, o projeto integra investigadores de 6 universidades (U. Porto; UTAD; U. Coimbra; IE-ULisboa; U. Évora; U. Algarve) com ampla e reconhecida experiência de investigação nos campos da educação escolar, da avaliação, das metodologias de investigação e da utilização das PD. A experiência diversificada da equipa traz um potencial de inovação ao DigP- SEM, nomeadamente para a construção do guião de procedimentos para a utilização das PD nos AE. O projeto contribuirá, pois, para a melhoria da gestão educacional dos AE.»


http://www.ie.ulisboa.pt/projetos/plataformas-digitais-gestao-educacional-agrupamentos-de-escolas




quinta-feira, 27 de fevereiro de 2020

Análise SWOT


Starbucks SWOT Analysis



Análise SWOT ou Análise FOFA (Forças, Oportunidades, Fraquezas e Ameaças em português) é uma técnica de planejamento estratégico utilizada para auxiliar pessoas ou organizações a identificar forças, fraquezas, oportunidades, e ameaças relacionadas à competição em negócios ou planejamento de projetos[1]. Destina-se a especificar os objetivos de riscos do negócio ou projeto, e identificar os fatores internos e externos que são favoráveis e desfavoráveis para alcançar esses objetivos. Usuários da análise SWOT frequentemente perguntam e respondem questões para gerar informações significativas para cada categoria, de maneira a tornar a ferramenta útil e identificar sua vantagem competitiva. SWOT tem sido descrita como uma ferramenta de tentativa-e-erro de planejamento estratégico [2], mas também tem sido criticada por suas limitações (ver Limitações).
A análise SWOT é uma ferramenta utilizada para realizar análise de cenários (ou ambientes), como base para gestão e planejamento estratégico de uma corporação ou empresa; devido a sua simplicidade, também pode ser utilizada para qualquer tipo de análise de cenário, desde a criação de um blog à gestão de uma multinacional. Ela veio da escola de Design e é simples e informal.
A Análise SWOT é um sistema simples para posicionar ou verificar a posição estratégica da empresa no ambiente em questão. A técnica é creditada a Albert Humphrey, que foi líder de pesquisa na Universidade de Stanford nas décadas de 1960 e 1970, usando dados da revista Fortune das 500 maiores corporações.
O termo SWOT é uma sigla oriunda do idioma inglês, e é um acrônimo de Forças (Strengths), Fraquezas (Weaknesses), Oportunidades (Opportunities) e Ameaças (Threats).
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quarta-feira, 22 de janeiro de 2020

A Strategy for Boosting Student Engagement in Math

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Edutopia
JANUARY 22, 2020
Ways to foster gratitude, kindness, and more
Credit: Trinet Uzun / Alamy Stock Photo

Promoting Prosocial Behaviors in the Classroom

According to research, nurturing prosocial behaviors may improve academic outcomes—both classroom grades and test scores.


Tips for using popular edtech to boost language acquisition
Credit: id-work / undefined undefined / iStock

6 Top Tech Tools for World Language Classes

See how to adapt popular apps to get students speaking, listening, reading, and writing in the target language.


What preschool looks like today
Credit: ©Nora Fleming

'Not Just Tummy Time': A Preschool Professionalizes ECE

Part of a national network of preschools, Educare New Orleans uses a holistic approach to teaching and learning to ensure that every child is ready for kindergarten.


Teaching students how to attain their goals
Credit: Django / iStock

A Framework for Student Goal-Setting

When middle and high school students set short- and long-term goals, they can see a path to the success they hope for.


A way to get more students talking in math
Credit: Ashley Davis Taplin

A Strategy for Boosting Student Engagement in Math

A four-step approach to group work can get students talking and boost their mathematical and metacognitive thinking.


sábado, 18 de janeiro de 2020

Colóquio: Centenário de Bernardo Santareno

Colóquio: Centenário de Bernardo Santareno


Saiba mais: https://gulbenkian.pt/agenda/centenar... Em 2020 celebra-se o Centenário do Dramaturgo Bernardo Santareno, considerado por alguma Crítica como “o maior Dramaturgo português do século XX”, embora muito esquecido ou ignorado pelas novas gerações. Este Colóquio constitui o evento de abertura das Comemorações do Centenário, que ao longo de todo o ano de 2020, incluirá atividades de vária ordem organizadas por entidades parceiras, quer sejam Teatros, Câmaras Municipais, Fundações, Revistas Literárias, etc. Com curadoria de Fernanda Lapa, Diretora da “Escola de Mulheres – Oficina de Teatro” o Colóquio reúne personalidades do meio académico e teatral que irão falar da personalidade e da obra de Santareno e, numa pequena exposição, serão apresentados documentos e curiosidades ligados ao Autor.




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quarta-feira, 15 de janeiro de 2020

EDUTOPIA

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Edutopia
JANUARY 15, 2020
Reading logs can discourage reading.
Credit: George Lucas Educational Foundation

3 Alternatives to Reading Logs

Teacher-tested ideas to keep reading homework from feeling like a chore.


This exercise also helps teachers with planning.
Credit: Marmaduke St. John / Alamy Stock Photo

How to Lead Students to Engage in Higher Order Thinking

Asking students a series of essential questions at the start of a course signals that deep engagement is a requirement.


Curiosity's role in nurturing critical thinking
Credit: Ben Giles

Want Mastery? Let Students Find Their Own Way

Prominent scholars say that to drive deeper learning, students need to become accustomed to confusion—and develop the persistence to find their own answers.


Tips for getting everyone on the same page
Credit: Michael Morgenstern / theiSpot

Key Strategies for Reducing Friction Over Student Discipline

Principals and teachers must work hard at alignment when it comes to the difficult—and evolving—question of student discipline.


A simple pre- and post-lesson assessment
Credit: Bob Daemmrich / Alamy Stock Photo

Helping Students Track Their Learning

A strategy that uses Google Forms and Sheets can guide students to accurately assess what they learn in the course of a unit.


AULA ABERTA: Aprendizagem imersiva com a Realidade Virtual e Aumentada: Ferramentas e práticas

Caro (a) Participante Bom dia Já está disponível o VÍDEO e o PDF da AULA ABERTA : Aprendizagem imersiva com a Realidade Virtual e Aumentada:...