domingo, 31 de maio de 2020

O Universo Online Revele o Universo… com as suas perguntas

O Universo Online
Revele o Universo… com as suas perguntas



Temos encontro marcado em sua casa, porque o Universo cabe dentro dela.

A pensar em si, preparámos uma série de eventos acessíveis através da internet sob o título O Universo Online.

O IA vai continuar a partilhar o Universo através de sessões online com diferentes formatos, como palestras e quizes. Nestas sessões todos estão convidados a colocar perguntas, responder a desafios e participar em jogos.


Revele o Universo… com as suas perguntas

Desta vez a sessão de O Universo Online é toda sua. Descubra mais sobre o Universo colocando as suas próprias perguntas a um painel de cinco investigadores do Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço (IA).

Do Sistema Solar até aos confins do Universo, o Espaço é todo seu nesta sessão. Contamos consigo, com a sua curiosidade, e com tudo o que sempre quis saber e que agora pode perguntar a cinco especialistas em temas tão diversos como os sistemas planetários, as estrelas, as galáxias, os buracos negros, ou os telescópios espaciais.

Com os investigadores do IA Alexandre Cabral, José Afonso, Mário João Monteiro, Nelson Nunes e Nuno Cardoso Santos.

sábado, 30 de maio de 2020

Os desafios do teletrabalho - 29 maio

Tópico           Os desafios do teletrabalho
O canal4 realiza esta conferência digital tendo como tema: Os desafios do teletrabalho, abordando as necessidades, os requisitos e as questões relativas à in"segurança". Este webinar terá como palestrante convidado, o Professor, Sérgio Tenreiro de Magalhães.

29 mai 2020 09:00 PM em Lisboa


Webinar - agora
    inscrição em:



A Escola. Como foi, como está a ser... e como será?
VIII Convenção Nacional da Andaep, Confap e FNE

6 jun 2020 05:30 PM em Lisboa

Webinar - 6 junho - inscrição em:



Os desafios do teletrabalho
Professor português radicado na América; professor universitário de cibersegurança... falou com linguagem muito acessível, palavras simples, sobre temas da política, economia, o sistema de ensino, os equipamentos... na comunicação à distância falou tentando alcançar os mais sabedores/craques e os mais incultos como eu...
P. colocámos questões como a câmara ligada ou não para os alunos? 
R. Os mais velhos, universitários, não precisam... os mais pequeninos, perigoso, não recomendável---; os intermédios, é difícil não ter a câmara ligada, eles querem ver-nos e nós a eles, idade em que necessitam... então temos de ensinar cibersegurança, como falar tendo uma parede em pano de fundo...
P. há negócios de empresas e as escolas estão a adquirir plataformas e mais plataformas... 
R. o ideal era haver uma plataforma única, fácil, funcional cobrindo todas as necessidades das escolas do país...
P. Que plataforma recomenda em alternativa ao Zoom que não considera seguro... R. O google Meet é o que uso... mas também uso o Zoom... tem de se saber usar com segurança... 
Alguém perguntou: devia haver uma disciplina de cidadania e cibersegurança... 
R. não se justifica... seria só para se dizer que se está a ensinar e na prática não se ensinaria nada...
Outras considerações
- o estado devia fornecer os equipamentos aos professores, financiar também para os alunos
- os professores deviam fazer formação em cibersegurança para depois aplicarem e ensinarem os alunos
- a forma como estamos/usamos o o digital é o nosso reflexo
- os alunos a fazerem chacota dos professores no virtual, isso também acontece no real, o professor não deve ter medo...
- nos EUA é do IMI que vem o dinheiro para as escolas, o IMI é talvez 6 vezes o de Portugal; então, boas escolas atraem mais pessoas, logo aparecem mais casas à volta das escolas, logo, mais IMI, mais financiamento para as escolas, assim os professores têm bons financiamentos para equipamentos e trabalho seguro... 








sexta-feira, 29 de maio de 2020

Práticas de Avaliação na Aprendizagem Online



Práticas de Avaliação na Aprendizagem Online    




Quizizz - Tutorial

Quizizz - Tutorial

Quizizz - Tutorial


Plataformas Digitais na gestão educacional dos agrupamentos de escolas

http://www.ie.ulisboa.pt/projetos/plataformas-digitais-gestao-educacional-agrupamentos-de-escolas

Plataformas Digitais na gestão educacional dos agrupamentos de escolas



«

RESUMO

A organização das escolas por Agrupamentos tem sido justificada em argumentos de reforço da autonomia, de quebra de isolamento entre escolas e de realização de projetos educativos (PE) articulados entre os diversos níveis de ensino e em que participem a comunidade. Apesar disso, alguns estudos (AL_CL_PF2010; SM_TL2015) têm dado conta de posições de desagrado em relação a esta organização escolar, assentes em ideias de perda de autonomia, dependência da escola sede e dificuldades de trabalho conjunto, pelo distanciamento geográfico das escolas.

A par desta medida, e por influência da Cimeira de Lisboa (2000) e do Plano Tecnológico da Educação (2007), as TIC passaram a constituir uma área de referência nas diretivas educacionais (Comissão Europeia, 2011; OCDE 2015) e a integrar o dia-a-dia dos Agrupamentos de Escolas (AE) (AS_BS2008; AM_et al2012). Neles, as plataformas digitais (PD) (email, moodle, internet etc.) tornaram-se um recurso para a comunicação dos AE sobre o qual não existe um conhecimento informado, o que justifica a relevância do projeto DigP-SEM. Este tem como meta produzir recomendações sobre o modo como as PD podem contribuir para uma gestão educacional dos AE com efeitos numa sequencialidade curricular e num Projeto Educativo (PE) coletivamente participado, que corporize princípios de uma ? cidade educadora? (Declaração de Barcelona, 1990) e inclusiva.

Orientado por esta meta, o projeto organiza-se em torno dos objetivos: 1) Identificar e caracterizar modos e finalidades com que são utilizadas as PD nos AE; 2) Mapear efeitos das PD que têm sido gerados na dinâmica de funcionamento do AE; 3) Produzir e validar um guião de procedimentos para o uso das PD nos AE.
Este projeto será acompanhado de uma monitorização e avaliação que assegurem a pertinência do conhecimento produzido. Esse conhecimento, para além de ser partilhado com os AE que vierem a integrar o estudo, será divulgado em eventos científicos, nacionais e internacionais, para que possa fornecer pistas para outros contextos.

Porque se pretende a construção de uma ?radiografia? sobre esta realidade à escala nacional, o projeto integra investigadores de 6 universidades (U. Porto; UTAD; U. Coimbra; IE-ULisboa; U. Évora; U. Algarve) com ampla e reconhecida experiência de investigação nos campos da educação escolar, da avaliação, das metodologias de investigação e da utilização das PD. A experiência diversificada da equipa traz um potencial de inovação ao DigP- SEM, nomeadamente para a construção do guião de procedimentos para a utilização das PD nos AE. O projeto contribuirá, pois, para a melhoria da gestão educacional dos AE.»


http://www.ie.ulisboa.pt/projetos/plataformas-digitais-gestao-educacional-agrupamentos-de-escolas




AULA ABERTA: Aprendizagem imersiva com a Realidade Virtual e Aumentada: Ferramentas e práticas

Caro (a) Participante Bom dia Já está disponível o VÍDEO e o PDF da AULA ABERTA : Aprendizagem imersiva com a Realidade Virtual e Aumentada:...